top of page

THE BATMAN (2022)

  • Foto do escritor: Phellppss Rissatto
    Phellppss Rissatto
  • 16 de mar. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 9 de set. de 2022


ree

Título Brasil: Batman

Título Original: The Batman

Ano: 2022 País: Estados Unidos

Gênero: Quadrinhos/Ação

Diretor: Matt Reeves

Roteiro: Peter Craig/Matt Reeves

Estúdio: DC Filme/Warner Bros.

Elenco: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Jeff Wright, Colin Farrel, Andy Serkis e Jason Turturro.

Trilha Sonora: Michael Giacchino







Em 2022 ganhamos mais uma adaptação do Cruzado Encapuzado nas telas, são ao todo 13 filmes (contando as duas versões de Liga da Justiça e a participação em Esquadrão Suicida), 7 atores e a pergunta que fica é:


“Precisamos de mais um filme do Batman?”


O projeto teve início com Ben Affleck na produção e direção, porém após as diversas críticas de Liga da Justiça (2017), o ator se ausentou e então o diretor Matt Reeves (Planeta dos Macacos) assumiu o trabalho, reformulou todo o filme e deu uma nova visão para o personagem fora do DCEU.


ATENÇÃO: ESSE FILME É SOMBRIO E TEM PORRADA FORTE, NÃO TEM PORRADA FOFA!


Batman está em seu segundo ano de trabalho como vigilante, sua relação instável e ambígua com a Polícia de Gotham cria uma tensão muito forte e logo de cara percebemos que Batman ainda não é um herói, mas um vigilante que está diante de talvez sua maior ameaça até o momento: Charada (Paul Dano), diferente da versão habitual, temos aqui um serial killer que mistura elementos de duas obras do diretor David Fincher: ‘’ Seven’’ (1995) e ‘’ Zodíaco’’ (2007). No desenrolar da trama alguns personagens da mitologia do herói são inseridos, Detetive James Gordon, interpretado pelo ilustre Jeff Wright (Westworld), Alfred, vivido pelo ícone Andy Serkis (Trilogias O Senhor Dos Anéis e Planeta dos Macacos), O Pinguim de Colin Farrell (Swat, Por um Fio), Carmine Falcone de John Turturro (O Grande Lebowski) e Zoë Kravitz (Mad Max) é Selina Kyle, a Mulher Gato. As interpretações estão muito boas, porém o Alfred de Andy Serkis é pouco cativante, sem profundidade e muito pouco explorado, ressalva para Paul Dano (Sangue Negro, Pequena Miss Sushine) e Zoë Kravitz que estão excelentes.


ree

O Filme tem uma pegada Noir*, cheio de mistério e investigações que levam o protagonista a algo pouco explorado em seus filmes anteriores, o ‘’ Batman Detetive’’, nas HQ’s seu lado detetivesco é constante e uma das maiores características do herói, no filme isso é bem abordado ainda mais por ter referências direta com ‘’ O Longo Dia das Bruxas” (1996/97 - Jeph Loeb e Tim Sale).


Pattinson? Vampiro Adolescente?


Quando levamos em consideração as inúmeras adaptações que levaram o Morcego às telas, sempre nos dá uma tensão ao saber quem será o novo Batman, e Pattinson quando anunciado sofreu duras críticas por seu trabalho mais conhecido: Crepúsculo, mas isso é uma análise ignorante ou preconceituosa no mínimo, pois o ator se afastou dos blockbusters e rumou para filmes B, excelentes atuações em Cosmópolis, O Farol, O Diabo de cada Dia, dentre outras produções provam que Pattinson e seu trabalho vão além do vampiro Edward. Como Batman o ator foi no mínimo incrível, atuando de forma fiel ao personagem, é o melhor ator do filme, a melhor atuação, eu como fã de Western vi semelhanças na atuação de Pattinson com o personagem “Pistoleiro sem nome” de Clint Eastwood na trilogia dos Dólares, um ícone do Spaguetti Western* dirigido pelo lendário Sérgio Leone.


ree
ree











A resposta para nossa pergunta é Sim, precisamos de mais filmes do Batman, temos aqui uma obra explorando temáticas do herói que não vimos antes, o filme tem maestria, excelentes efeitos práticos, tom sombrio, fotografia linda, maquiagem excelente (Colin Farell irreconhecível), atuações incríveis, uma Gotham que tem vida, vilões bons, um Batmóvel lindo (talvez o melhor) e a trilha sonora fantástica, um tema musical sombrio e que nos remete aos filmes do Drácula produzidos pela Hammer, além do tema principal temos ''Something In The Way'' do Nirvana, o clima de rock ''sujo'' que o grunge dos anos 90's carregava, orna perfeitamente com a Gotham corrupta do filme.


The Batman é tão necessário, pois é um dos maiores heróis de todos os tempos, com uma nova roupagem para o cinema e muito familiar com os quadrinhos. Em resumo temos um excelente bat-filme, há discussões para saber se é melhor que O Cavaleiro das Trevas (2008), em minha opinião de fã e cinéfilo acho válida a discussão, prefiro o filme de 2008 apenas pelo seu final e impacto que teve, porém assim como os filmes do Batman reformularam o cinema de heróis nos anos 80/90 e 2000 ( com Tim Burton e Nolan), creio que esse filme com sua proposta inovadora irá trazer uma nova roupagem para o gênero.


Notas:

Noir: Filme Noir é uma expressão francesa designada a um subgênero de filme policial, derivado do romance de suspense influenciada pelo expressionismo alemão, o qual teve o seu ápice nos Estados Unidos entre os anos 1939 e 1950.


Spaguetti Western (no Brasil Bang-bang à italiana): É um subgênero western de produção italiana das décadas de 1960 e 1970, muitas vezes com a participação de atores famosos, mesmo em início de sua carreira que mais tarde viriam a tornar-se estrelas internacionais. Essas produções foram geralmente filmadas na Itália ou Espanha.





ree


Comentários


Post: Blog2_Post

©2022 por Sola Toalha. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page